BETA
WHATELY
Pioneira e criativa: Beta Whately fala sobre rotina, infância seus hotspots favoritos
Quando o assunto é marketing de influência, Roberta Whately, ou Beta, como se apresenta nas redes sociais, foi uma das primeiras pessoas a apresentar esse mercado para o público brasileiro. Junto a sua sócia, Priscila Pádua, a relações públicas criou um verdadeiro negócio que hoje já soma mais de 40 clientes fixos e cerca de 30 colaboradores. E o sucesso de seu negócio não poderia ser fruto de outra coisa, se não a criatividade e a vontade de fazer qualquer projeto acontecer.
Hoje em dia, com quase 215 mil seguidores só no Instagram, a paulistana divide as 24 horas do seu dia entre sua comunidade na rede social, a agência Frizz e suas consultorias de marketing digital e de influência.
Com uma rotina para lá de agitada, Beta Whately tirou um momento para conversar com a Lifestyle Mag sobre sua infância, trabalho e seus hotspots favoritos ao redor do mundo. Confira a entrevista completa!
Lifestyle Mag: Onde você nasceu e cresceu?
Beta Whately: São Paulo
LM: Como foi sua infância?
BW: Minha infância foi muito boa. Cresci rodeada de muitos primos, irmãos e amigos. Íamos nas férias para a fazenda que minha família tinha e éramos muito livres. Não havia frescura e o verdadeiro luxo era o amor, união e conforto. Andávamos a cavalo, tirávamos leite das vacas (de madrugada), brincávamos muito e essa união em família (tanto a paterna quanto a materna) permanece até hoje. Novas gerações, novas histórias, menos liberdade mas o mesmo amor.
LM:Que memória exemplifica os valores de sua família?
BW: A união de todos nas datas comemorativas e nos almoços intermináveis e sempre divertidos em família e com todos sentados à mesa.
LM: Quando você soube que estava pronta para ter seu primeiro filho?
BW: Sempre quis ser mãe. Talvez por ser de uma família enorme, este desejo tenha nascido comigo. Na verdade, nunca me senti 100% pronta, mas em conversa com meu marido, após 5 anos de casados, decidimos dar um novo passo que era aumentar a família. Mas se eu dissesse que tinha 100% de certeza que era “O” momento certo, estaria mentindo.
LM: Você tem hobbies? Se sim, quais?
BW: Sim! Adoro jogar Beach Tennis, sair com amigos, dançar, fazer crochê, jogar tranca e cozinhar.
LM: Você é adepta a alguma atividade física? Qual?
BW: Sim. Faço aula de Beach Tennis duas vezes na semana no BT House, personal com a Thais Health também duas vezes na semana e pratico aulas com o Rafael Protein semanalmente.
LM: Você possui alguma rotina de skincare?
BW: Pela manhã, lavo meu rosto com o foam da Aille Clinic, aplico Niacinamida e Fitoretinol da Adcos e protetor solar em stick, também da Adcos. Me maquio normalmente e jamais, em hipótese alguma, me deito sem retirar a maquiagem, passar tônico (também da Aille Clinic) e repetir o mesmo skincare da manhã. Mensalmente, faço limpeza de pele e acompanhamento com a Dra. Clarice Rittes, minha dermatologista.
LM: Você tem alguma mania em casa? Ou alguma mania na vida em geral?
BW: Tenho muitas! Mania de organização. Me persegue, rs! Não consigo ver algo fora do lugar. Tenho o costume de fazer o sinal da cruz quando passo em frente à igrejas e ao sair de casa. Sempre digo alguma frase de impacto e bênção quando estou fechando a porta da minha casa para abençoar o meu dia e manter a proteção.
LM: Quais eram seus planos depois de terminar os estudos?
BW: Trabalhar sempre foi meu foco. Comecei minha carreira quando ainda estava na escola. Não sou uma grande estudiosa, mas estou sempre fazendo cursos e lendo para me manter atualizada.
LM: Como foi ser uma das pioneiras no ramo digital no Brasil?
BW: Acredito que estar no lugar certo, junto às pessoas certas e com uma boa ideia tenha sido fundamental. Quando iniciamos a Fizz, o mercado digital era ainda mais informal. Tivemos a oportunidade de acompanhar cada movimento, crescimento e aprendizado deste segmento do mercado de influenciadores. Nosso grande foco atualmente, é conseguirmos formalizar a profissão dos influenciadores (principalmente os micro influenciadores que não sejam assessorados ou que sejam mal assessorados) e apoiar as marcas nessas conexões e desenvolvimento de conteúdos que tragam informação, entretenimento e diferencial na vida das pessoas.
LM: Você passou pela época da Daslu, Dasluzetes e acompanhou todo o movimento de meninas que até então trabalhavam na loja, virando blogueiras, depois influencers e hoje muitas são empreendedoras. Quais são suas memórias mais interessantes dessa época e como foi ver esse novo nicho de comunicação nascer?
BW: A Daslu foi uma escola para todos que trabalharam lá, independente da área. A Eliana Tranchesi foi uma das maiores influenciadoras que conheci até hoje. A Donata Meirelles também, assim como todo o time que trabalhou na marca. Eu me inspirava em minhas amigas e também em suas mães na forma de me vestir, em criar Lifestyle e também em comunicar. A Daslu foi uma grande lançadora de tendências e continua sendo, pois perpetuou com ensinamentos, todos os que lá trabalharam (inclusive eu!).
LM: Quais são as principais tendências do marketing digital nos próximos dois anos?
BW: Infotenimento, ou seja, conteúdos criativos e que gerem informação de qualidade para consumidor final; conteúdos interativos, que colocam o usuário como o centro da jornada de compra; a utilização de microinfluenciadores que, geralmente têm excelentes taxas de engajamento e uma comunidade muito fiel ao seu conteúdo; experiências que sejam digitais, ou seja, envolvam meios digitais e físicos, como Live Commerce; inteligência artificial como a grande apoiadora na definição dos conteúdos que o consumidor final deseja ser impactado no digital, bem como nos locais físicos; dados e mais dados (inclusive com o apoio da inteligência artificial) para gerarmos cada vez mais campanhas assertivas para marcas e com menos interrupção para o consumidor final.
LM: Quais foram as 3 ações elaboradas por sua empresa que mais te dão orgulho?
BW: A campanha de Nutren Senior com o ator e influenciador Ary Fontoura. Conteúdos para ADCOS com um squad diverso de influenciadores e Merz Aesthetics por apoiar homens e mulheres e buscarem a auto confiança acima da estética física das pessoas.
LM: Qual é o melhor conselho que você já recebeu – e quem o deu a você?
BW: “Faça piadas, ria e sorria para a vida. Você merece ser feliz e isso só depende de você!” Quem me trouxe esse conselho ao longo da vida foi a minha avó, Helena Zarvos, que faleceu no final de 2022.
LM: Você ama viajar. Que viagem você considera inesquecível e que vale muito a pena indicar para os leitores da Lifestyle Mag?
BW: Eu sempre considero a última viagem como a mais especial. Sigo o ensinamento da minha avó, em que cada dia pode ser o seu último, então aproveito ao máximo. Recentemente, fui para a Bahia com meus filhos e foi especial demais, pois pela primeira vez, em 10 anos, consegui me desligar alguns dias para aproveitar ao máximo a minha família.
BW: Chefs Table. Sempre uma experiência incrível e irreverente.