Ícone mundial de estilo em porcelana

Tradição e excelência somada à uma beleza atemporal: essa é a fórmula da aclamada Ginori 1735 para transformar a arte da mesa em um ritual maravilhoso e encantar até hoje

O nome da marca remete às origens da empresa no século XVIII, quando o Marquês Carlo Andrea Ginori fundou a Manifattura di Doccia, em Doccia, na propriedade da família, a poucos passos de Florença. Por mais de dois séculos, a Manufatura Ginori cultivou uma única obsessão: a beleza. Inspirado por sua paixão pelo ouro branco, Ginori criou uma fábrica de porcelana destinada a se tornar um ícone mundial de estilo.

A transição do século da razão para o do sentimento marca um novo capítulo no gosto artístico e na fabricação de porcelana. Florença tornou-se palco de uma polêmica entre os acadêmicos defensores do ideal do Belo e os naturalistas. Em 1806, a direção da Manifattura passou para Leopoldo Carlo Ginori Lisci. O jovem herdeiro demonstrou de imediato uma visão empreendedora ampla, iniciando um processo de renovação. Em 1850, a arte da decoração e o estilo made in Italy ganharam importância. Começou a era das Exposições Internacionais, do gosto naturalista e do Romantismo. As coleções foram enriquecidas com elementos florais e novas decorações de mesa. A partir de 1896, a Manifattura se expandiu e nasceu a Richard Ginori Ceramic Company. A tradição dos mestres artesãos encontrou as novas tecnologias, e as criações foram aperfeiçoadas graças ao uso de novas patentes.

Em 1923, uma espécie de revolução artística ocorreu sob o comando de Gio Ponti, nomeado diretor criativo. Então, a Manufattura Ginori espalhou suas peças por toda a Europa. Durante dez anos, sob a batuta de Ponti, a marca perseguiu novos horizontes, sem nunca deixar de lado o gosto pelo antigo e sempre se encantando pelas culturas do Oriente – vencendo o Grande Prêmio da Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, em Paris, em 1925. Inúmeros designs icônicos ganharam vida a partir de sua criatividade, com destaque para os pratos de porcelana e vários objetos de Labirinto e Catene, todos de 1926.

Giovanni Gariboldi, uma das figuras mais influentes da história das artes decorativas italianas, começou sua carreira aos 18 anos, como aprendiz de modelista sob a orientação de Gio Ponti. Anos mais tarde, em meio a uma sociedade moderna e em mudança do pós-guerra, Gariboldi assumiu o comando da Ginori como Diretor Artístico. Durante sua passagem pela Manifattura, redesenhou as convenções da arte da porcelana ao unir estética e técnica, beleza e praticidade, design e cotidiano. Na década seguinte, Gariboldi projetou a arte da manufatura em dimensões cotidianas – os jogos de mesa Ginori 1735 interpretaram esta classe com um design minimalista. A coleção Colonna marcou 1954 como um ano crucial para Gariboldi. A extraordinária integridade estética com que cumpriu os requisitos de dimensões mínimas e praticidade valeu-lhe o primeiro Compasso D’Oro, o prêmio de design mais prestigiado do mundo, por realçar a funcionalidade e a arte dos objetos de design.

Em 1985, a Manufattura foi renovada contando com a experiência dos maiores designers italianos da época: Franco Albini, Franca Helg, Antonio Piva, Sergio Asti, Achille Castiglioni, Gabriele Devecchi, Candido Fior, Gianfranco Frattini, Angelo Mangiarotti, Enzo Mari e Aldo Rossi. No início do século XXI, a Manifattura Ginori foi adquirida pela Gucci, e Alessandro Michele tornou-se seu diretor artístico. Sua visão orientada para o gosto contemporâneo deu origem a novas coleções que reinventam com sucesso o artesanato secular valorizado pela Manifattura, com flagship stores em Florença e Milão, transportando-se do mundo da louça de porcelana de alta qualidade e dos utensílios domésticos para o luxo e o setor de lifestyle.

 

Hoje, as coleções Ginori 1735 contam a trajetória da Manifattura ao longo de quase três séculos. Uma viagem inspirada no amor pela beleza, um lifestyle que se encontra em todas as louças, nos pratos de porcelana Ginori, nas fragrâncias, nos objetos de arte e no mobiliário. Uma jornada que permitiu conhecer mestres de estilo, da arte e do design.