Gucci celebra influências femininas em sua arte

O terceiro volume da série Gucci Prospettive, em parceria com a editora Contrasto, homenageia 40 jovens artistas italianas e suas musas, celebrando o diálogo entre moda, arte e cultura.

Na última sexta-feira, 20, a livraria Livraria Hoepli – um dos maiores marcos culturais de Milão – recebeu o lançamento que deu continuidade à Gucci Prospettive. Mais do que um livro curado por Eva Fabbris (diretora do Museu Madre, Nápoles) em parceria com Giovanna Manzotti, “Italiane Ancora” é a atitude de ter gratidão pelo brilhante trabalho de artistas italianas que inspira até hoje as criações da marca.

Obras de 40 jovens artistas e suas musas protagonizam na publicação. Elas também representam a força do feminino que povoa a imaginação do diretor criativo, Sabato De Sarno, e se materializa na coleção Women’s Spring Summer 2025, lançada no mesmo dia do livro na Triennale Milano. As páginas impressas com retratos, imagens, textos e cores são fruto de um trabalho fluido, vivo e colaborativo. O livro foi costurado por diversas e talentosas mãos num processo que começou com o pedido de Fabbris para que algumas artistas revelassem três nomes de mulheres italianas que influenciaram suas trajetórias criativas. O resultado foi muito além do esperado, registrando não só a contribuição histórica das mulheres para a arte, mas também suas práticas contemporâneas.

Quem esteve na Livraria Hoepli entre quinta e sábado passado, além de prestigiar a atitude de reverenciar as fontes femininas de inspiração da Gucci, teve a oportunidade de visitar a exposição curada pela própria marca com obras de autoras e de críticas de arte que tiveram um impacto significativo na arte e na cultura italiana.


Gucci Prospettive 3: Italiane Ancora já está disponível nas livrarias online e no site da Gucci.