A coleção Chloé x Atelier Jolie é fruto de uma colaboração entre a Chloé e a fundadora do Atelier Jolie, Angelina Jolie, renomada cineasta e humanitária. Essa coleção é uma celebração dos compromissos compartilhados pela Chloé e pelo Atelier Jolie na promoção da sustentabilidade social e ambiental, enquanto apoia artesãos e criadores em todo o mundo. Ela é produzida com materiais excedentes e tecidos naturais, como seda orgânica, crepe de chine orgânico e lã certificada, garantindo que pelo menos 80% dos materiais tenham um impacto ambiental reduzido, uma proporção superior às coleções anteriores da Maison certificada B Corp. Além disso, a coleção é fabricada seguindo o quadro de origem social da Chloé e estabelece parcerias com organizações como a Akanjo, uma empresa social garantida pela World Fair Trade Organization (WFTO) com sede em Madagascar, e a La Fabrique Nomade, um programa em Paris que promove a inclusão profissional de artesãos refugiados e migrantes na França. Mais da metade da coleção é produzida por empresas de comércio justo, empresas sociais ou origens sociais.
A coleção abrange uma ampla variedade de peças, incluindo vestidos elegantes, roupas de alfaiataria descontraída, casacos sofisticados e peças leves para camadas luxuosas. Ela foi desenvolvida no atelier da Chloé pela ex-diretora criativa Gabriela Hearst, em colaboração com Angelina Jolie, combinando a essência feminina da Chloé com a alta qualidade do artesanato e o refinamento minimalista que caracteriza o estilo de Jolie. Inspirada na feminilidade em todas as suas formas, a coleção faz referência a peças icônicas do guarda-roupa pessoal de Jolie, como um vestido de algodão branco bordado que ela usava na infância e que agora utiliza como blusa, além de uma capa de veludo preto. A paleta de cores da coleção é predominantemente neutra, projetada para atender a uma variedade de tons de pele, e o dimensionamento das peças atende a diversos tipos de corpos.
A força feminina é expressa de forma sutil por meio de silhuetas amplas e tecidos fluidos. Um exemplo disso é a longa capa de veludo preto, que confere um toque moderno e elegante ao vestuário. Um vestido branco fluido com decote franzido, feito de micro seda sable excedente, oferece uma abordagem contemporânea para a transição do dia para a noite. A clássica camisa lavallière da Maison, confeccionada em seda martelada excedente, combina perfeitamente com as calças de veludo preto sob medida. Além disso, um elegante terno preto de três peças, feito com gabardine de lã excedente, prova que a simplicidade é atemporal.
A coleção Chloé x Atelier Jolie também reflete o espírito do Atelier Jolie, um coletivo criativo fundado por Angelina Jolie em 2023, com o objetivo de fornecer oportunidades de aprendizado para refugiados e outros grupos talentosos e subestimados. Nesse contexto, o bordado em malha de concha para um top de algodão branco foi desenvolvido em parceria com a La Fabrique Nomade, uma iniciativa social de Paris que promove a inclusão profissional de artesãos refugiados e migrantes na França. Além disso, os ganhos obtidos com essa colaboração serão destinados à criação de oportunidades de aprendizado e infraestrutura para refugiados e grupos sub-representados no Atelier Jolie.
A coleção Chloé x Atelier Jolie estará disponível em janeiro de 2024 nas boutiques da Chloé e online em Chloe.com.