Adentrar o mundo de uma das personalidades mais carismáticas e admiradas da mídia é uma experiência inigualável. Tici Pinheiro, conhecida por sua autenticidade e carisma, abriu as portas de sua vida para uma entrevista exclusiva que nos permitiu explorar suas perspectivas e experiências pessoais. Nesta matéria, convidamos você a desvendar os bastidores desta conversa íntima e única, onde Tici compartilhou insights e histórias que vão além do que se vê nos holofotes. Prepare-se para uma jornada de conexão e descobertas.
LM – Como você consegue conciliar sua carreira na televisão com sua vida pessoal e familiar de maneira equilibrada?
TP – Mesmo não sendo fácil conciliar a agenda corrida, para além do dia a dia, o tempo também trouxe aprendizados e alcancei o equilíbrio com a maturidade profissional e pessoal. Eu gosto muito da vida que levo, sou apaixonada pela minha rotina agitada e confesso que não me vejo de outra maneira. Não sou uma grande admiradora do tempo ocioso. Quando não estou gravando, estou brincando com a Rafa e a Manu, almoçando com as meninas, jantando com o Tralli ou confraternizando com a minha família toda… Acredito que o segredo é a paixão incondicional pelas duas coisas. A maternidade, por exemplo, me transformou como mulher, e o meu trabalho me dignificou como profissional.
LM – Quais estratégias você adota para garantir tempo de qualidade com sua família, especialmente considerando sua agenda profissional agitada?
TP – Assim como tenho minha agenda de trabalho, temos uma agenda familiar. Às vezes, não é sobre passar muitas horas com a família por dia, mas sim sobre a qualidade do tempo que compartilhamos. Quando estou com a semana corrida, mesmo que seja 1 horinha no dia, reservo minha atenção total para minha família, seja ela para tarefa de casa das meninas, por exemplo. Algumas coisas não abro mão, e viajar com eles e jantar em família são duas delas – com salvo exceções, obviamente.
LM – Quem são suas principais inspirações no mundo da televisão e por quê?
TP – Minha mãe, número um. Hebe Camargo como apresentadora. Ela desempenha um papel fundamental na história da televisão e do entretenimento no Brasil. Sua importância transcende as telas, e acabou se tornando uma figura inspiradora e respeitada por gerações de telespectadores.
LM – Como você acredita que essas inspirações moldaram sua abordagem profissional e seu estilo pessoal?
TP – Com certeza! As inspirações ajudam a estimular a criatividade e pensar novas em perspectivas, ideias e abordagens para os desafios que enfrentamos ao longo de toda nossa jornada. Tive a honra de conviver com algumas das minhas maiores referências e elas foram fundamentais no meu desenvolvimento pessoal e crescimento profissional. Tanto para esclarecer o que realmente importa no fim das contas, como também para valorizar meus valores e priorizar o que me faz bem na vida. Ter crescido em um ambiente multicultural também ampliou minha compreensão sobre a vida, o que, por sua vez, enriqueceu meu lado profissional e pessoal.
LM – Qual foi o momento-chave que marcou o início de sua carreira na televisão e como isso influenciou sua jornada até hoje?
TP – Tiveram inúmeros momentos. Como quando eu passei no teste para apresentar o TV Criança com 9 anos, o Balão Mágico com 8 anos, a escolha para o O Hoje em Dia que apresento hoje, que sempre foi um sonho, e a apresentação e participação no Simple Life… Durante todos esses anos enfrentei desafios, celebrei muitas conquistas e cresci como profissional e ser humano. Hoje vivo um dos melhores momentos da minha carreira e me sinto motivada com tudo que estamos construindo.
LM – Quais são seus projetos atuais mais empolgantes para esse ano?
TP – Estou quase que diariamente no ‘Hoje em Dia’ produzindo matérias que fogem totalmente do convencional, como a gravação sobre a manutenção do Metrô de SP, mas a grande novidade desse ano foi a estreia da nova temporada do “Troca de Esposas”, um reality que caiu no gosto dos brasileiros e que me proporcionou uma verdadeira experiência de autoconhecimento, superação, coragem e muita emoção. Foram longos dias de gravações e viagens para todo Brasil, o programa está demais, dá para conferir tudo pelo Prime Video.
LM – Existe algum projeto futuro ou iniciativa que você ainda não realizou, mas que gostaria de explorar em sua carreira?
TP – Tenho planos de retomar minha carreira de atriz em breve. Meu sonho é levar para as telonas a história da minha mãe, Helô Pinheiro, que completou 80 anos recentemente e é conhecida como a musa inspiradora da canção “Garota de Ipanema”, clássico de Tom Jobim e Vinícius de Moraes que popularizou a bossa nova pelo mundo. Deixamos de lado porque vieram outros trabalhos e eu acho que é um projeto que a gente tem que focar muito, tem que pegar os direitos (autorais) da música. Mas é um sonho que eu ainda tenho que realizar.
LM – Que conselho você daria para os jovens que desejam seguir uma carreira na televisão ou no entretenimento?
TP – Para os jovens que aspiram seguir uma carreira na televisão ou no entretenimento, antes de tudo, se certifique que está apaixonado profundamente por esse universo, o amor pelo trabalho impulsionará você nos momentos mais difíceis. Invista em sua educação e formação. Inscreva-se em aulas de atuação, workshops, cursos de cinema ou televisão, e caso não tenha condições, aprimore constantemente suas habilidades da maneira como for possível, seja vendo TV, séries, jornais, novelas, redes sociais… E para finalizar, a persistência é chave: prepare-se para enfrentar alguns nãos, eles fazem parte do processo. A jornada pode ser irregular, mas a persistência é o que levará você adiante.
LM – Qual foi o melhor conselho que você recebeu ao longo de sua carreira e que continua a guiá-la até hoje?
TP – Com certeza os de minha mãe. Aprendi e continuo aprendendo com ela a importância do amor próprio, respeito com o próximo e a valorização que ela dá a nossa família e ao seu trabalho. Minha mãe sempre nos orientou a ser empáticos, profissionais, pontuais, tratar todos bem, aprender sempre e ser gratos por todas as oportunidades que cruzam nosso caminho e assim o universo nos devolveria da forma como merecemos.
LM – Qual seu destino de viagem favorito?
TP – Vou falar sobre a Espanha porque foi meu último destino escolhido para as férias. O país virou sem dúvidas um dos meus lugares favoritos. Desde a sua herança histórica até suas praias de tirar o fôlego e gastronomia irresistível com tapas deliciosas, vinhos incríveis e pratos tradicionais, ele tem tudo o que eu poderia desejar em uma viagem. A cultura espanhola é pulsante e cheia de paixão, o que reflete na vivência do turista por lá. Barcelona e a região da Costa Brava conseguiram unir aventura, cultura e relaxamento, tudo em um só destino. E olha que levei toda a família…
LM – No seu destino de viagem favorito, em qual restaurante você não deixa de ir quando viaja pra la?
TP – Restaurante Patron em Barcelona
LM – Tem algum prato especial que você não deixa de pedir neste restaurante?
TP – A Paeja de lá é de comer rezando, não dá para acreditar o tanto que é bom.