TRAVEL

10 coisas que você precisa saber sobre Madrid

Você pode conhecer Madrid por ser um ótimo lugar para férias e datas especiais, mas provavelmente, ainda há muito que você não sabe sobre essa cidade que foi fundada no fim século 9 e que hoje é considerada a capital da Espanha.

 

Além de ser uma cidade muito famosa pelo time de futebol e por toda sua elegância, Madrid é também uma capital cheia de marcos históricos e culturais. Se você sempre teve vontade de visitar ou já está com viagem marcada para conhecer a capital da Espanha, separamos 10 coisas que você precisa saber sobre Madrid para se apaixonar ainda mais pela cidade.

Restaurante mais antigo do mundo

Uma das coisas mais legais em uma viagem é aproveitar toda a gastronomia do lugar que você está viajando e de acordo com o Guinness Book, o restaurante mais antigo do mundo fica no centro de Madrid. O Sobrino de Botín, fundado em 1725 fica na Calle Cuchilleros, é conhecido não só pelo seu tempo de funcionamento como também pela gastronomia tradicional e muito premiada.

Os habitantes de Madrid são chamados de Gatos

Naturalmente, quem nasce em Madrid é madrilenho ou matritense, entretanto, historicamente os habitantes de Madrid são conhecidos por “gatos” e o motivo desse nome é um tanto quanto curioso.

Segundo as lendas, Madrid era uma cidade cercada por muros e para entrar na cidade, era necessário pagar uma taxa por isso. Para evitar o pagamento, os habitantes escalavam os muros como gatos.

 

Outra teoria sobre a origem do nome “gato” para os madrilenhos é que durante o ano de 1085, quando as tropas de Alfonso VI tentaram tomar à cidade de Madrid das tropas muçulmanas e durante essa batalha, os soldados escalaram a muralha do alcázar, ajudando a introduzir o exército de Alfonso dentro da cidade.

Madrid abriga alguns dos melhores museus do mundo

Museu del Prado / Reprodução

Além de toda a gastronomia, outro ponto importante na hora de escolher o destino de férias são as atrações culturais e isso Madrid tem de sobra.

Para os amantes da arte, o Museu do Prado é o melhor da Espanha por sua arquitetura e coleção de arte. Atualmente, obras como “As meninas” pintadas pelo artista Diego Velázquez, no século 20, e “Três de Maio de 1808 em Madrid” por Francisco de Goya podem ser encontradas no local.

Além disso, a cidade também abriga o Museu Reina Sofia que possui coleções de Picasso, Dalí e Miró como exposições permanentes.

ONU considera Madrid a cidade mais arborizada do mundo

ONU nomeou Madrid como um dos 50 centros urbanos mais arborizados, recebendo assim, o título de “Cidade Arborizada”. Essa nomeação tem como objetivo promover as cidades mais sustentáveis e respeitosas ao meio ambiente e por isso, Madrid ganhou destaque. Atualmente a cidade conta com inúmeras áreas de lazer que prezam sempre pela preservação do meio ambiente. Nada como passear por um destino com fresh air de sobra!

Templo egípicio no centro da cidade

Pode não parecer verdade, mas Madrid tem sim um templo egípicio que fica bem no centro da cidade. O Templo de Debod foi um presente do Egito à Espanha pela sua cooperação no salvamento dos templos de Núbia. Para quem deseja visitar, o templo fica ao oeste da Plaza de España, ao lado do Parque del Oeste.

Horário certo de jantar

Uma curiosidade engraçada de Madrid é a especificidade do horário do jantar. É certo que os horários de jantar de cada país ou cidade são diferentes. Em Madrid, o tradicional horário do jantar é 21:30, e a partir das 20h é considerado o momento sagrado dos aperitivos, acompanhado de tapas, vinhos e sangrias.

Possui um dos maiores sistemas de metrô da Europa

Conhecida por ser uma das maiores e mais eficientes redes metropolitanas, o transporte público de Madrid cobre uma extensa área de circulação. A rede de metrô se estende até o Aeroporto de Madrid-Barajas, um dos maiores aeroportos comerciais da Europa, sendo considerada uma das maiores do mundo tanto pela extensão quanto pelo número de estações.

Cochilos são levados a sério, a famosa siesta

O famoso cochilo depois do almoço é levado bem a sério pelos madrilenos. Por lá, muitas lojas fecham as portas entre às 14h e às 17h para desfrutar de algumas horas de sono antes de regressar ao trabalho. Deveríamos implementar no Brasil.

É a casa do primeiro arranha-céu da Europa

Se você visitar Madrid, não deixe de conhecer o Edifício Telefônica, considerado o primeiro arranha-céu e o edifício mais alto do continente na época. O prédio foi construído de 1926 até 1929 e foi inspirado nos arranha-céus de Nova York. Durante a Guerra Civil Espanhola, o Edifício Telefônica foi centro de comunicação e um abrigo antiaéreo. Hoje em dia, o espaço abriga um centro cultural que conta com diversas exposições e pode ser visitado gratuitamente.

 

Quais das curiosidades sobre Madrid mais chamou sua atenção? Deixe seu comentário aqui embaixo!